Qualidade e Segurança do Paciente

Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente do HNB

A Política da Qualidade define diretrizes para monitorar e promover a melhoria contínua necessária ao desenvolvimento da Instituição, para isso, o Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) compromete-se com:

- O cumprimento da legislação aplicável à organização, para seus processos, produtos e serviços;
- A adoção de princípios, para a tomada de decisões nas questões de qualidade, que pautem pela proatividade, rapidez e flexibilidade;
- Gerenciamento dos perigos e riscos relacionados às atividades do processo, com foco na prevenção de problemas e segurança dos pacientes, colaboradores e terceiros;
- Segurança do paciente, promovendo ações contínuas para evitar que a assistência prestada resulte em dano ao paciente;
- A busca permanente do aperfeiçoamento em todas as suas atividades, objetivando a qualidade dos processos, produtos e serviços e promovendo a satisfação de nossos clientes;
- A adoção de fundamentos de excelência que considerem, igualmente, os compromissos de se relacionar com seus públicos e as melhores práticas organizacionais;
- A promoção da qualidade das relações por meio de seu comportamento baseado no diálogo, ética, imparcialidade e transparência.

Nosso Compromisso

A Segurança do Paciente passou a ser estratégica para a Instituição, com um compromisso rigoroso de todas as áreas da liderança na prevenção e eliminação de riscos na assistência.
Acompanhe abaixo algumas das ações mais importantes de prevenção de risco dentro do Hospital:

1.      Núcleo de Segurança do Paciente
Concebido em 2014 no HNB, seguindo as diretrizes da RDC nº 36.
www.anvisa.gov.br

Trata-se de um Comitê multiprofissional, coordenado pela Qualidade e sob a direção da Gerência Médica.

Objetivo:
Instituir ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade no HNB.

Objetivos específicos:
I - Promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da Instituição;
II – Promover ações de envolvimento dos pacientes e familiares nas ações de segurança assistencial;
III - Produzir, sistematizar e difundir conhecimentos sobre segurança do paciente;
IV - Fomentar a inclusão do tema segurança do paciente no HNB.

Competências:
I – Promover ações para a gestão de risco no HNB;
II – Desenvolver ações para a integração e a articulação multiprofissional;
III – Promover mecanismos para identificar e avaliar a existência de não conformidades nos processos e procedimentos realizados e na utilização de equipamentos, medicamentos e insumos propondo ações preventivas e corretivas;
IV – Elaborar, implantar, divulgar e manter atualizado o Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde;
V – Acompanhar as ações vinculadas ao Plano de Segurança do Paciente;
VI – Implantar os Protocolos de Segurança do Paciente e realizar o monitoramento dos seus indicadores;
VII – Estabelecer barreiras para a prevenção de incidentes nos serviços de saúde;
VIII – Desenvolver, implantar e acompanhar programas de capacitação em segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde;
IX – Analisar e avaliar os dados sobre incidentes e eventos adversos decorrentes da prestação do serviço de saúde;
X – Compartilhar e divulgar a direção e aos profissionais do serviço de saúde os resultados da análise e avaliação dos dados sobre incidentes e eventos adversos decorrentes da prestação do serviço de saúde;
XI – Notificar ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária os eventos adversos decorrentes da prestação do serviço de saúde;
XII – Manter sob sua guarda e disponibilizar a autoridade sanitária, quando requisitado, as notificações de eventos adversos;
XIII – Acompanhar os alertas sanitários e outras comunicações de risco divulgadas pelas autoridades sanitárias.

 

Selos, Certificações e Programas de Qualidade

Diversos são os programas que o HNB faz parte, conheça os mais importantes:

1. Acreditação Internacional Qmentum

Conquistou, em outubro de 2019, a categoria Diamond da Acreditação Internacional Qmentum. O selo é conferido no Brasil pelo IQG – Health Services Accreditation, empresa certificadora integrante da Health Standards Organization, a maior e mais inovadora aliança global para desenvolvimento e implementação de padrões de excelência.

A metodologia Qmentum International, aplicada em mais de 30 países, orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde. Seus principais pilares são:

1. Governança Clínica

2. Gestão do Conhecimento

3. Times de Alta Performance

4. Dimensões da Qualidade

5. ROPs - Práticas Organizacionais Exigidas

Esta certificação eleva ainda mais a credibilidade do Hospital Nipo-Brasileiro, pois avalia as práticas assistenciais e de gestão, promovendo melhoria contínua dos resultados, como redução das taxas de infecção e reinternação, mais transparência e maior segurança aos pacientes.

2. Anahp

www.anahp.com.br

O HNB faz parte do grupo seleto de hospitais membros da Associação Nacional de Hospitais Privados - Anahp.
A Anahp é uma entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país. Criada em 11 de maio de 2001, surgiu para defender os interesses e necessidades do setor e expandir as melhorias alcançadas pelas instituições privadas para além das fronteiras da Saúde Suplementar.

3. Selo SINASC

www.prefeitura.sp.gov.br

Selo SINASC premia e certifica a qualidade das informações sobre os nascidos vivos na cidade de São Paulo. É através da qualidade e fidedignidade desses dados, que a prefeitura planeja suas políticas públicas, bem como as ações e serviços direcionados à saúde da mulher e da criança.
O HNB foi premiado com o selo categoria “ouro” no último ano.
 

4. EPIMED

www.epimedsolutions.com

Empresa líder no mercado de gestão de informações clínicas, especializada no desenvolvimento de sistemas e tem como objetivo melhorar a qualidade e a eficiência do atendimento hospitalar.
Fundada em 2007 por médicos intensivistas com ampla experiência em estudos de risco e prognóstico.
Estão presentes em mais de 400 hospitais em todo Brasil, com 800 UTI’s e 11.000 leitos monitorados, totalizando mais de 1.000.000 de pacientes, sendo a maior base de dados clínicos e epidemiológicos da América Latina.

Objetivos:
- Contribuição e melhoria da qualidade do atendimento a pacientes;
- Trazer soluções inovadoras, confiáveis e ajustadas às necessidades e aos conhecimentos vigentes;
- Preocupação com o desenvolvimento e qualificação profissional permanente.

Nossa instituição filiou-se a EPIMED em novembro de 2013 e desde então trabalhamos com os dados epidemiológicos fornecidos pela mesma, analisando e realizando intervenções, com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência prestada aos nossos clientes.

5. Instituto Latino Americano da Sepsis – ILA´S


www.ilas.org.br

Inaugurado em julho de 2004, sob a coordenação do Dr. Eliezer Silva.  É uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo:

Melhorar a qualidade assistencial dos pacientes sépticos, reduzindo a sua incidência e letalidade;
- Gerar conhecimento na área da sepse;
- Divulgar esses conhecimentos às comunidades leiga e científica.

O ILAS possui três grandes áreas de atuação: programa educacional, geração de conhecimentos e difusão de conhecimentos.
A nossa instituição filiou-se ao ILAS em 2011 e desde então estamos trabalhando no combate a esta doença seguindo as diretrizes preconizadas.  Conseguimos reduzir consideravelmente a nossa taxa de mortalidade. Realizamos reuniões bimestralmente para discutir os casos de pacientes que tiveram sepse e houve falhas na adesão ao protocolo e anualmente, no mês de setembro, a Campanha Prevenção de Sepse envolvendo pacientes, familiares, usuários e colaboradores.